SISTEMA DE AVALIAÇÃO – MAT. I E II E INF. I | MENSAL
Baseado em observações feitas diariamente pelos educadores e nos registros do acompanhamento diário do educando, o professor informará, através do Quadro de Notas em folha seguinte, a evolução Mensal do aluno no campo do Desenvolvimento que veremos a seguir e usará os seguintes Conceitos: Ótimo, Bom, Apresenta Dificuldades e Em Crescimento.
Estas informações seguirão na agenda, no final de cada mês letivo, e nos términos dos 1° e 2° Semestres, seguirá também o Relatório do Desenvolvimento Cognitivo, Motor, Afetivo e Social do Educando, porquanto as séries de Maternal – I e II e Infantil – I, são partes do Período Preparatório ou Período de Prontidão para Leitura, Escrita e Matemática, que é iniciado desde o nascimento da criança e continuam sendo trabalhadas de forma organizada e dirigida, através do Conteúdo Programático desenvolvido no contexto das Atividades diárias de Classe e Casa.
Nas séries acima, as referidas Atividades são apresentadas de forma dinâmica, agradável, vivenciada e lúdica, levando a criança a um desenvolvimento sistemático de habilidades, ao mesmo tempo em que constrói junto aos professores seu conhecimento de forma prazerosa, embora as referidas atividades possam parecer elementares, elas têm um Plano de Curso Anual, Planejamento Mensal e Diário com objetivos definidos a serem alcançados, nesse processo de amadurecimento emocional, social e cognitivo de fundamental importância. Daí então, a necessidade do acompanhamento e do apoio dos pais nas atividades escolares que seguem diariamente para casa e no compromisso destes na frequência regular do educando.
No final de cada mês, serão realizadas as Avaliações de Língua Portuguesa e Matemática e no final de cada bimestre todas as disciplinas abaixo relacionadas. O aluno também será avaliado qualitativamente, nos aspectos: Disciplina, Pontualidade, Participação, Frequência, Cumprimento das tarefas e Assinatura da Agenda pelos pais.
Nas séries acima, as referidas Atividades são apresentadas de forma dinâmica, agradável, vivenciada e lúdica, levando a criança a um desenvolvimento sistemático de habilidades, ao mesmo tempo em que constrói junto aos professores seu conhecimento de forma prazerosa, embora as referidas atividades possam parecer elementares, elas têm um Plano de Curso Anual, Planejamento Mensal e Diário com objetivos definidos a serem alcançados, nesse processo de amadurecimento emocional, social e cognitivo de fundamental importância. Daí então, a necessidade do acompanhamento e do apoio dos pais nas atividades escolares que seguem diariamente para casa e no compromisso destes na frequência regular do educando.
SISTEMA DE AVALIAÇÃO – Infantil II | MENSAL
No final de cada mês, serão realizadas as Avaliações de Língua Portuguesa e Matemática e no final de cada bimestre todas as disciplinas abaixo relacionadas. O aluno também será avaliado qualitativamente, nos aspectos: Disciplina, Pontualidade, Participação, Frequência, Cumprimento das tarefas e Assinatura da Agenda pelos pais.
OBSERVAÇÕES:
APROVAÇÃO POR MÉDIA
O aluno estará Aprovado por Média, quando tiver um mínimo de 7,0 pontos por Área de Estudo no Mês e 56,0 pontos no Ano em cada uma delas (70% da nota máxima).
RECUPERAÇÃO
Irá para a Recuperação o aluno que não passar por média em uma das 2 (duas) áreas de estudo básicas do curso: Português ou Matemática.
Para Aprovação após o período de Recuperação, o aluno deverá totalizar um mínimo de 70% da nota máxima do teste. O número de pontos conseguidos no total anual de cada área de estudo não terá valor somativo ao Teste Recuperativo.
O teste recuperativo terá o valor máximo de 10,0 pontos e o aluno em recuperação deverá conseguir um mínimo de 7,0 para efeito aprovativo.
RETENÇÃO
‘‘O aluno estará Retido quando conseguir nas 2 (duas) áreas básicas de estudo (Língua Portuguesa x Matemática) nota inferior a 56,0 pontos no ano’’.
Ficará também Retido, aquele que após a PARTICIPAÇÃO NO PROJETO DE RECUPERAÇÃO obtiver por área de estudo um total menor que 7,0 pontos.
SISTEMA DE AVALIAÇÃO – ENSINO FUNDAMENTAL II
No Ensino Fundamental II, acontecem avaliações mensais, bimestrais e simulados no final de cada bimestre. Estas serão distribuídas por blocos de provas e acontecerão de forma consecutiva em uma semana de prova e terão o valor de 9,0 pontos, mais 1,0 ponto de qualitativo (Assiduidade, Pontualidade, Disciplina, Participação na Aula, Cumprimento das Tarefas) com 40% de questões subjetivas e 60% de questões objetivas. A nota das provas mensais e bimestrais serão somadas e divididas por 2. O Simulado acontecerá no final de cada bimestre, este será elaborado com conteúdos estudados no bimestre e terá, mediante ao número de acertos do aluno, em até 2,0 pontos extras na média de cada disciplina.
Os Simulados serão realizados no sábado, no 6º e 7º ano com 50 questões, 8º ano com 70 questões e 9º ano com 80 questões, com duração de 4 horas de prova.
Na disciplina de Ensino Religioso, os alunos serão avaliados mensalmente através da realização de atividades como: Seminários, Projetos, Debates, Mesas redondas, GD (Grupo de Discussão), Pesquisas bibliográficas, Pesquisas em campo, etc. Já nas avaliações bimestrais farão provas com as demais disciplinas dentro do calendário de provas que seguirá na agenda.
Na disciplina Laboratório, os alunos serão avaliados mensalmente através da participação de práticas com a devida entrega dos RELATÓRIOS nas datas preestabelecidas pelo professor e, bimestralmente através de provas com questões referentes à teoria estudada nas aulas de Laboratório.
SISTEMA DE AVALIAÇÃO – ENSINO MÉDIO
O Ensino Médio do Colégio Madre Savina visa um melhor aprendizado dos nossos educandos, intensificando ainda mais o ritmo de estudo com Avaliações Semanais e Simulados Bimestrais, criando neles o hábito diário de leitura e compreensão dos conteúdos estudados diariamente.
As Avaliações Mensais, Bimestrais e os Simulados ocorrerão no turno contrário ou nos Sábados letivos. As Avaliações Mensais e Bimestrais serão distribuídas em quatro grupos e terão o valor de 9.0 pontos, mais 1,0 ponto de qualitativo(Assiduidade, Pontualidade, Disciplina, Participação na Aula, Cumprimento das Tarefas) com 40% de questões subjetivas e 60% de questões objetivas. A nota das provas mensais, bimestrais e simulados serão somadas e divididas por 3. O Simulado estilo ENEM acontecerá no final de cada bimestre, este será elaborado com conteúdos estudados no bimestre e terá também o valor de 10 pontos. Da junção das três notas, será extraída uma média que resultará na nota bimestral.